Correr

As portas mais finas do mercado

10
17
16

Correr

As portas e os vedadores denominados de Portas Corta Fogo Industriais são destinados à proteção de aberturas para compartimentação de ambientes comerciais e industriais contra incêndio, em paredes ou pisos com até 240 min de resistência ao fogo.

As portas e os vedadores resistentes ao fogo devem ser fabricados para proteger aberturas com dimensões de vão-luz máximos indicados abaixo as suas áreas não podem exceder, respectivamente, 36 m2 e 9 m2, respeitando-se as dimensões de no máximo 35% superiores ao indicado e requisitos específicos.

Porta corta fogo de correr
Medida máxima de 6,00 x 6,00

Vedador fixo
Medida máxima 3,00 x 6,00

Madeira do núcleo
A madeira deve possuir, no momento da confecção do núcleo, conteúdo de umidade igual ou menor a 15 %. A determinação do conteúdo de umidade da madeira deve ser feita de acordo com a ABNT NBR 7190-2 ou por medidor de umidade eletrônico, devidamente e periodicamente calibrado (intervalo máximo de 18 meses).

Revestimento metálico
Para o revestimento metálico das portas e vedadores, devem ser utilizadas folhas de flandres com espessura nominal de no mínimo 0,38 mm, fabricadas conforme a ABNT NBR 6665, tipo 25, com qualidade de superfície padrão (P) ou chapa de aço revestida com liga 55 % Alumínio 43,5 % Zinco 1,5 % Silício, com gramatura mínima de 150 g/m2 e espessura mínima de 0,43 mm, atendendo à ABNT NBR 15578.

Sistema de fechamento
O fechamento de portas e vedadores móveis deve ser automático em caso de incêndio e, em qualquer condição, deve ser possível executá-lo por meio do acionamento manual. O dispositivo utilizado para automatizar o fechamento da porta ou vedador não pode interferir no fechamento ou abertura manual.
O fechamento automático das portas ou vedadores deve ser comandado pelo rompimento do elemento termossensível. Adicionalmente, esse fechamento pode ser comandado por sistema de detecção automática de incêndio, que atenda aos requisitos da ABNT NBR 17240.O
Os elementos termossensíveis utilizados nas portas ou nos vedadores, abrangidos por esta
Norma, devem atuar sob temperatura de (70 ± 3) °C.

Sistema de contra peso
O sistema de contrapeso compreende o contrapeso propriamente dito, em aço, ferro fundido ou concreto; cabos de aço galvanizado alma flexível com diâmetro mínimo de 4,76 mm (3/16”); polias guiadoras de aço, conforme apresentado na Figura 9, e elemento termossensível (fusível) ou dispositivo comandado pelo sistema de alarme de incêndio.
Toda porta ou vedador móvel, com exceção das portas e vedadores com tipologia de giro, deve ser provido de sistema de contrapeso, que objetiva manter o seu equilíbrio em qualquer posição e, em situações especiais, garantir o seu fechamento, quando acionado o elemento termossensível ou o dispositivo associado à detecção automática de incêndio.

Armazenamento
A porta ou vedador, quando armazenados na obra, devem permanecer em locais secos e limpos, abrigados de intempéries, obedecendo às instruções do fabricante.

Trilho
O trilho deve ser de aço, com seção transversal mínima de 70 mm × 12 mm. O trilho deve ser firmemente fixado por meio de suportes de aço, devidamente chumbados à parede ou à verga.

Suspensor
A porta deve ser suspensa no trilho por meio de suspensores de aço, fixados à porta em uma extensão de no mínimo 400 mm, a partir da borda superior e por meio de ao menos três parafusos passantes de aço, com 12 mm de diâmetro mínimo.
O suspensor é composto por haste de fixação em barra chata de aço, com seção transversal mínima de 60 mm × 12 mm, e polia suspensora de aço, com dimensões mínimas de 100 mm de diâmetro, 30 mm de espessura e 12 mm de profundidade do sulco (que penetra no trilho), montada em um eixo de aço com no mínimo 19 mm de diâmetro, provido de rolamento. O sulco da polia suspensora deve ser 2 mm mais largo que a espessura do trilho.
O número mínimo de suspensores deve ser determinado com base na área do vão-luz:
até 3 m2: dois suspensores;
de 3 m2 até 6 m2: três suspensores;
de 6 m2 até 9 m2: quatro suspensores;
de 9 m2 até 12 m2: cinco suspensores;
de 12 m2 até 15 m2: seis suspensores;
de 15 m2 até 18 m2: sete suspensores;
de 18 m2 até 20 m2: oito suspensores;
de 20 m2 até 25 m2: nove suspensores.
de 25 m2 até 30 m2: 11 suspensores;
de 30 m2 até 36 m2: 12 suspensores;

Elemento termossensível
Na ocasião da aceitação técnica das portas ou vedadores instalados, deve ser apresentada documentação comprovando o desempenho do elemento termossensível, identificando o ensaio realizado no lote que o elemento termossensível integra. Esse ensaio deve ser realizado em laboratório, com emissão de relatório específico, a cada lote de 100 elementos termossensíveis fabricados, conforme as condições a seguir.

Finas

As mais finas, com apenas 42mm de espessura.

Seguras

Comprovada nos testes mais rigorosos.

Resistentes

Manteve a menor temperatura pelo maior tempo.

Elegantes

Design que se adapta ao seu projeto.

Proteja seu projeto com as Portas Corta-Fogo da DM2. Escolha a porta que não apenas protege mas também projeta a imagem ideal do seu espaço.