» » Florianópolis sedia maior evento de prevenção e combate a incêndio do país

Florianópolis sedia maior evento de prevenção e combate a incêndio do país

postado em: Notícias | 0
Florianópolis sedia maior evento de prevenção e combate a incêndio do país
Florianópolis sedia maior evento de prevenção e combate a incêndio do país

Prevenção e combate a incêndios, técnicas de resgate e salvamento, certificação de cães de busca e resgate e novas tecnologias para o trabalho dos bombeiros estarão em discussão até sexta-feira no 16º Senabom (Seminário Nacional de Bombeiros). O evento, que começa hoje no Centro de Convenções de Canasvieiras, reúne bombeiros de todo o país como forma de troca de experiências e integração.

Nesta quarta-feira (9), às 9h15, o governador Raimundo Colombo (PSD), que participa da abertura do Senabom, entrega o Arcanjo 3, helicóptero que atenderá a região de Blumenau em substituição à aeronave danificada em abril deste ano.

O evento também terá palestras. Entre os palestrantes, o francês Nicolas Barthelemy, que abordará o trabalho realizado nos ataques terroristas à França; o britânico Christopher Mark Pritchard, responsável por um grupo de cães de faro em operações de busca e salvamento; e o brasileiro Coronel Leite, especialista em resgate e salvamento e protagonista de um programa do gênero no Discovery Channel.

Três provas técnicas vão incentivar a competição entre os participantes com a proposta de melhorar o conhecimento e a integração entre os serviços de salvamento e a redução de afogamentos no Brasil e na América do Sul. Os campeonatos de resgate e salvamento aquático serão em piscinas e na praia de Jurerê Internacional. Os competidores participarão de uma série de provas, como revezamento, resgate com e sem nadadeira, salvamento com tubo de resgate e corrida com nadadeiras.

Já a competição Bombeiros de Aço, na sexta-feira (11), testará a resistência de bombeiros de todo o país. “É uma sequência de provas que mostra a resistência física do bombeiro, que vai equipado com roupa de combate a incêndio e máscara de proteção simular um resgate. Quem salvar a vítima de 85 kg, que na verdade é um boneco, no tempo mais rápido, vence”, explica o sargento Everton Luis Oliveira, do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina.

Fonte: Notícias do Dia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.