» » Dicas para evitar incêndios nas festas de final de ano

Dicas para evitar incêndios nas festas de final de ano

postado em: Notícias | 0
Dicas para evitar incêndios nas festas de final de ano
Dicas para evitar incêndios nas festas de final de ano

Com a chegada de fim de ano começam as típicas confraternizações entre amigos e famílias, e segundo o Corpo de Bombeiros, aumentam também o número de ocorrências de incêndio. Como forma de alerta sobre esses perigos, que atuam no setor de engenharia e prevenção de incêndio, preparam dicas especiais sobre cuidados a serem tomados nesta época. Confira!

Não sobrecarregue uma tomada

Liga uma luz aqui, um trenzinho ali e o Natal se torna a época nacional da improvisação e sobrecarga das tomadas. Em ambientes como a sala ou quarto é comum usar uma tomada benjamim para conectar vários cabos, entretanto, eles consomem muita energia ao mesmo tempo em um ponto que pode não ter capacidade para aguentar alta carga elétrica.

Cuidado ao decorar sua árvore de Natal

Use sempre luvas durante a instalação das lampadinhas. Caso alguma estoure, você estará protegido e se, as luzinhas estiverem fora de casa, evite colocá-las próxima à rede pública de energia, sem dúvida o risco de acidentes graves é maior. Além disso, não as posicione em locais inflamáveis, como móveis e objetos de decoração e nunca utilize fita crepe ou plástica na fiação, pois favorecem a passagem de corrente elétrica. Também evite usar spray de neve em pó ao decorar a árvore, pois o seu uso ajuda a propagar o fogo em caso de incêndio.

Cuidado redobrado com velas

As velas dão um charme para a decoração natalina, mas todo cuidado é bem-vindo quando se está com velas acesas em casa. Além de colocar em um lugar fixo, em que não há possibilidade da vela tombar, também é necessário mantê-la longe de materiais com fácil combustão, como papel, madeira e tecidos. Vale sempre lembrar que as velas devem ser apagadas antes dos moradores dormirem.

Nunca se distraia com panela de óleo quente

Ajeita a casa, recepciona amigos, cuida do forno e é inevitável esquecer algumas tarefas, nem que seja uma panela no fogão. Entretanto, todo cuidado é pouco na cozinha, pois ele é um dos cômodos em que mais ocorrem incêndios. Um dos mais perigosos envolve a panela de óleo quente que, quando superaquecida, pode pegar fogo. Dica importante: Nunca use água para tentar conter o fogo, pois o choque térmico pode ocasionar uma explosão.

Observe se há vazamento de gás na residência

A manutenção do gás deve ser realizado durante o ano inteiro, mas devido o uso acima da média nessa época é recomendável verificar se a mangueira e a braçadeira estão bem ajustadas, aliás, ambas devem ser trocadas a cada cinco anos. Se sentir cheiro de gás, ande descalço para evitar atrito, desligue a chave geral e abra portas e janelas. Nunca tente acender uma lâmpada da residência, pois a faísca produzida pode causar uma explosão. Dica importante: Sempre compre o produto em locais confiáveis e faça a instalação correta do GLP.

Nem todos os materiais devem ir para o micro-ondas

Na hora do preparo de alimentos no micro-ondas, principalmente os pré-prontos, certifique-se que retirou todo o papel alumínio ou qualquer outro tipo de metal. Esses materiais nunca devem ser colocados dentro do aparelho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.